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Comunicado | 12.junho.2013

Desde a criação do FSP – Fórum para a Simplificação de Procedimentos no Porto de Setúbal, constituído, em fevereiro de 2012, por representantes de quinze entidades e agentes económicos intervenientes nos processos relativos ao movimento de navios e cargas no Porto de Setúbal, constata-se a boa resolução da maioria dos problemas anteriormente identificados, avanços que a CPS – Comunidade Portuária de Setúbal regista com agrado.

Durante o ano de 2012, foram resolvidos 23 procedimentos e fluxos de informação, por migração do suporte papel para a plataforma eletrónica JUP, que se traduziram em marcados benefícios para todos os intervenientes, designadamente na redução de práticas burocráticas anquilosadas e permitiram evidentes melhorias na qualidade e eficácia dos serviços prestados, com os consequentes ganhos de racionalidade e competitividade do próprio porto.

Destaca-se o aumento das operações efetuadas por meios eletrónicos - mais 17 procedimentos são actualmente efetuados através da JUP e mais 2 por email, a redução de 20 procedimentos antes realizadas com recurso a papel (existiam inicialmente 29 operações) e a redução de 28 procedimentos do total de 99  que existiam inicialmente.

Regista-se ainda a melhoria dos níveis e frequência de situações de contingência, decorrentes de incidentes funcionais e os progressos na resolução de anomalias ou disfunções mediante suporte do Helpdesk.

Para o ano de 2013, o FSP tem prevista a realização de outros melhoramentos, tais como, a inclusão das empresas de reboque e amarração na JUP; a possibilidade de acesso à JUP a partir das portarias dos terminais; a criação de um módulo para envio de SMS relacionados com as mensagens automáticas da JUP e, um outro, para gestão de autorizações das Autoridades.